Sunday, July 06, 2008
Alguém me explica?...
... porque é que o Banco Central Europeu sobe as taxas de juro quando pretende controlar a inflação?
Tendo em conta a conjuntura actual, em que os preços do petróleo batem recordes, muito por culpa do facto do dólar estar muito desvalorizado face ao Euro, parece não fazer muito sentido.
Em termos simplificados, a subida das taxas de juro, tenderá a aumentar a atractividade dos depósitos/aplicações em Euros, pelo que os capitais se tenderão a deslocar mais para a zona euro, o que deverá ajudar a um aumento do valor do Euro e à respectiva depreciação da moeda americana.
Uma baixa do valor do dólar, por sua vez, estimulará o aumento do consumo de petróleo (cotado em dólares) o que induzirá novos aumentos ao seu preço. Uma vez que se pode despender menos dólares por mais petróleo, quer o consumo quer a especulação tenderão a aumentar.
Uma vez que a inflação dos preços do petróleo se arrasta muito facilmente à restante economia, visto ser uma fonte energética muito importante, e a generalidade dos produtos e serviços incorporam energia na sua obtenção, será natural ver um aumento generalizado dos preços.
Ora este último aumento - a famosa inflação - parece ser precisamente o que o Banco Central diz querer travar com o aumento das taxas directoras.
Outros efeitos negativos da subida das taxas de juro são por um lado o impacto no crescimento económico, que deverá abrandar e, com a espiral: alta no preço do petróleo / subida de taxas, poderemos ter que enfrentar cenários de recessão. Por outro lado a pressão dos juros a pagar por imensas famílias endividadas com vários tipos de recurso ao crédito, pode gerar custos sociais muito elevados.
Não haverá outro caminho?